Sobre a nossa idéia de exibir publicamente vídeos ambientais (ou sobre sociedade, consumismo, alimentação, valores, cultura, etc), já iniciamos a busca por um auditório, mas precisamos de um nome para essa atividade! para colocarmos no ofício de pedido de sala/auditório e fazer a divulgação.
O Nome deve divulgar bem nossa proposta!
Na reunião deste sábado também surgiu a idéia de convidarmos alguma autoridade ligada ao tema do vídeo para fazer uma breve "mesa redonda"no final do filme, para que os participantes possam debater e serem ouvidos!
Provavelmente o primeiro curta será "O Veneno está na Mesa"
Aguardamos mais sugestões!
Att, Taiane Mapelli
Grupo Interdisciplinar de Gestao Ambiental, vinculado a Coordenadoria de Gestao Ambiental da UFPel
domingo, 9 de outubro de 2011
sexta-feira, 7 de outubro de 2011
Recomendação de leitura
http://leonardoboff.wordpress. com/2011/06/07/ sustentabilidade-adjetivo-ou- substantivo/
É um texto do Leonardo Boff, relacionado ao tema sustentabilidade da nossa próxima reunião!
Att, Raquel Avila
É um texto do Leonardo Boff, relacionado ao tema sustentabilidade da nossa próxima reunião!
Att, Raquel Avila
quarta-feira, 5 de outubro de 2011
Reunião GIGA
Reuniáo GIGA
Data e Horário: 08 de Outubro (sáb) às 9:30h
Local: Av. Bento Gonçalves (antigo prédio do curso de letras) sala 8
Tema: Sustentabilidade - Ministrada pela Profa. Bióloga Raquel Avila
(Nesta reunião teríamos o tema sobre compostagem com o Prof. Érico, mas houve um imprevisto e tivemos que procurar outro tema, por isso não teremos como preparar material de estudo para este sábado).
Participantes: Alunos e Equipe Organizadora do GIGA!
Att,
Taiane Mapelli
Reunião (Extra) Equipe Organizadora
Reunião (Extra) Eq. Organizadora
Data e horário: 10 de Outubro (segunda) às 15:30h
Local: Coordenadoria de Gestão Ambiental
Principais pautas:
- Palestras para unidades sobre coleta seletiva
- Certificação integrantes GIGA
- Início do Processo Seletivo
- Projetos em andamento: Responsáveis
Convidados: Integrantes da Eq. Organizadora do GIGA e membros da CGA
Att,
Taiane Mapelli
terça-feira, 4 de outubro de 2011
Resumo de Projeto
COPOS RETORNÁVEIS NO R.U.
O QUE
Projeto que visa substituir a utilização de copos descartáveis no restaurante universitário (R.U.) da UFPel por copos retornáveis.
PORQUE
A iniciativa baseia-se em um cenário visualizado por integrantes do grupo em relação à grande utilização de copos plásticos não reaproveitáveis no Restaurante Universitário (RU) da UFPel. Além da questão ambiental visualizada nesse cenário, tem-se a questão econômica do desperdício de recursos pela utilização de copos plásticos descartáveis.
COMO
O grupo está propondo uma parceria com o RU. Essa relação será traçada no seguinte sentido: realizar uma pesquisa junto à coordenação do RU, para ter o detalhamento da quantidade de copos utilizados periodicamente.
Através dos dados obtidos elaboraremos uma proposta da substituição dos copos descartáveis por copos retornáveis.
Essa implementação será acompanhada de um processo de Educação Ambiental.
Através dos dados obtidos elaboraremos uma proposta da substituição dos copos descartáveis por copos retornáveis.
Essa implementação será acompanhada de um processo de Educação Ambiental.
INTEGRANTES
Da Eq. Organizadora: Júlio César Madeira
Do GIGA: Patrícia Oliveira, Carolina Leite e Guilherme Madeira
segunda-feira, 3 de outubro de 2011
Notíca
Cooperativa de reciclagem receberá resíduos produzidos na Universidade
O convênio prevê que o resíduo reciclável produzido na Universidade seja doado para a cooperativa, beneficiando assim a comunidade que tem sustento na atividade de reciclagem e as diversas famílias cooperadas. “Essa forma de inclusão socioambiental ajuda ainda a diminuir a quantidade de lixo a ser enviado para o aterro sanitário municipal, ampliando assim seu tempo de vida útil. Além disso, impulsiona o setor econômico da reciclagem”, considerou o coordenador de Gestão Ambiental da UFPel, Pablo Mendes.
A assinatura do convênio foi realizada na presença da coordenação e equipe da CGA, do presidente da CRIAS CEVAL, Vaner Padilha Pancinha, e do professor Paulo R. G. Corrêa da Silva.
A Coordenadoria de Gestão Ambiental está viabilizando novas ações para aperfeiçoar o Programa de Coleta Seletiva em vigência no Campus Porto. O órgão está reforçando a importância da colaboração de todos os envolvidos, servidores, professores, alunos e funcionários terceirizados, para a obtenção de sucesso no programa.
sábado, 1 de outubro de 2011
Visita Cancelada!
Nossa visita à Cooperativa Ceval foi cancelada ontem à noite por motivo da quantidade de chuva e o bairro da Ceval é de chão, estará muito embarrado..
Espero que leiam essa postagem ou o e-mail enviado pela Vanessa antes de sairem de casa porque eu estava sem internet ontem e nao tive como avisar nem pelo celular!!
Esperamos a compreensão de todos!
Att, Taiane Mapelli
Espero que leiam essa postagem ou o e-mail enviado pela Vanessa antes de sairem de casa porque eu estava sem internet ontem e nao tive como avisar nem pelo celular!!
Esperamos a compreensão de todos!
Att, Taiane Mapelli
Assinar:
Postagens (Atom)